Intoxicação – Mantenha longe o seu cão

7 Mar

A ASPCA (Associação Americana de Combate à Crueldade Contra Animais) publicou a lista das substâncias que foram responsáveis pelo maior índice de intoxicação em cães em 2011, registrando os remédios para humanos – seja em ataques gulosos para kits de primeiros socorros, ou a ingestão de pílulas caídas no chão – como a maior causa, seguido dos inseticidas, que somam 11% das ligações, incluíndo remédios para pulgas e carrapatos; e dos remédios de uso cotidiano para as pessoas que, ao medicarem os cães sem recomendação veterinária, acabam causando o efeito inverso na saúde dos animais (analgésicos, anti-inflamatórios e vitaminas são os que requerem mais atenção).
Em quarto e quinto lugar vem as comidas para humanos – sendo o chocolate o número um do ranking, além de adoçantes, uvas, passas, café, sal e cebola – e os itens domésticos, como produtos de limpeza. Em 2011, houveram 25 mil ligações a mais do que no ano anterior, totalizando mais de 165 mil ligações.

O ímpeto curioso de nossos cães é natural deles, sendo assim, cabe a nós, como proprietários responsáveis, nos assegurarmos de mantermos os itens vulneráveis longe de seus alcances e medicá-los apenas com as recomendações de um veterinário responsável.

Mesmo que seu pedaço de chocolate esteja muito gostoso, substitua o petisco dos seu cão por algo que não lhe faça mal. Uma dica são frutas não cítricas, como banana que, além de ser bem saborosa, é rica em potássio e fibras.

 

Fonte:  Mãe de cachorro também é mãe

Links Relacionados Cachorro Verde – Alimentos Proíbidos

Portal dos Cães – As coisas mais perigosas para a saúde dos cães

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: