Sim! Eles nos entendem (científicamente)!

30 Jul

Descobertas científicas podem ajudar a explicar o porquê de tratarmos cães como crianças: a receptividade cães acerca da comunicação humana é surpreendentemente similar a de uma criança.
Evidências mostram que os cães possuem habilidades cognitivas relativas a uma criança de 6 meses a 2 anos, ou seja, assim como os bebês, os cães são sensíveis as pistas que mostram as nossas intenções, seja por meio verbal, contato com os olhos ou de direcionamento da energia (ok, este último, nós da Dogresort aprendemos na prática).
Um dos métodos de análise utilizou-se de uma pessoa que virava-se para um dos dois potes idênticos, enquanto um mecanismo analisava o olhar do cães. Na primeira situação, o cientista olhou para o cão e disse em voz alta “cão hi!”, enquanto na segunda, repetiu a fala, mas em uma menor frequência, evitando o contato visual.
Os resultados mostram que os cães tinham mais probabilidade de seguir adiante e olhar para o pote quando a primeira pessoa manifestava a intenção de comunicação. Isso muito dono já sabia, mas essa pesquisa é a primeira a utilizar o mecanismo de capturação do olhar para estudar as habilidades  sociais dos cães, sendo esse o primeiro estágio para se entender a mente canina.
É uma alegria saber que o universo canino está começando a ser desvendando com seriedade.

Link relacionado:  ScienceDaily – Dogs read our intent

Anúncios

Uma resposta to “Sim! Eles nos entendem (científicamente)!”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tira teima da esperteza « - Agosto 6, 2012

    […] artigo Sim! Eles nos entendem (científicamente) dizia sobre evidência científicas de que cães possuem habilidades cognitivas relativas a uma […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: